Aberto da Austrália de Tênis

Sem brilhar, Rafael Nadal 'cozinha' revelação australiana e vai às oitavas

Bernard Tomic, 18 anos, convidado do torneio e maior revelação do tênis australiano nos últimos anos, entrou na Rod Laver Arena neste sábado carregando as esperanças do país. A tarefa era ingrata. Derrotar Rafael Nadal. Ou, como anunciava o locutor, "o campeão de simples de Roland Garros, campeão de simples de Wimbledon, campeão de simples do US Open".





A diferença ficou clara quando a primeira bolinha entrou em jogo. Mesmo em um dia ruim, Nadal, de 24 anos e jogando como veterano, administrou bem o jogo, esperando erros do rival, e venceu por 6/2, 7/5 e 6/3. O número 1 do mundo, agora nas oitavas de final do Grand Slam australiano, encara o croata Marin Cilic, 15º do ranking, que conseguiu uma bela vitória de cinco sets, também neste sábado, sobre o americano John Isner: 4/6, 6/2, 6/7(5), 7/6(2) e 9/7.

A diferença de nível entre Nadal e Tomic ficou clara já no começo. Mesmo sem brilhar, o espanhol conseguiu uma quebra no terceiro game. O australiano variava bastante seu jogo, usando slices e alternando a potência de seus golpes. O número 1, que pouco atacou, deixou o rival se autodestruir. Tomic cometeu 20 erros - contra seis do espanhol - e levou 6/2 na parcial.

A noite ruim de Nadal ficou óbvia no segundo set. Errando mais do que no primeiro set, o número 1 viu o tenista da casa ficar mais à vontade no jogo. O resultado foram duas quebras seguidas de Tomic, que fez 4/0 e acordou a torcida da Rod Laver Arena. A vantagem durou pouco. Nadal venceu quatro games seguidos, empatou em 4/4, e, no 11º game, contou com seguidos erros de Tomic para vencer mais uma vez no saque do australiano. Em seguida, o número 1 sacou e fechou em 7/5.

No terceiro set, Nadal se impôs logo de cara, conseguindo uma quebra no primeiro game e tomando a liderança. Tomic ainda teve quatro chances de quebra, mas não converteu nenhuma. No nono game, o número 1 do mundo voltou a quebrar e fechou o jogo.

 

Número 1 do mundo vai enfrentar o croata Marin Cilic na próxima rodada.

NNº1 - Nadal Number ONE

0 comentários:

Postar um comentário